sábado, 2 de agosto de 2008

UM NEUROCIRURGIÃO INOVADOR




Walter Edward Dandy( 1886-1946) nasceu em Sedalia, Missouri. Ele recebeu sua A.B. in 1907 através da Universidade de Missouri e seu M.D. em 1910 através da Universidade e Escola de Medicina Johns Hopkins .

Dandy trabalhou um ano com Cushing no Hunterian Laboratório do Johns Hopkins antes de iniciar seu internato e residência no Johns Hopkins Hospital. Ele trabalhou na Faculdade de Johns Hopkins em 1914 e permaneceu até sua morte em 1946.

Realizou diversas contribuições importantes para neurocirurgia. Baseando-se na identificação de ar dentro dos ventrículos após uma fratura craniana, por Luckett, Dandy desenvolveu a técnica da pneumoencefalografia. Esta técnica permitiu ao neurocirurgião localizar um tumor a partir da análise do deslocamento do ar nos ventrículos, onde o fluido cerebroespinal é substituído por ar para dar forma a imagem ao Rx do espaço ventricular no cérebro.

Dandy foi um neurocirurgião inovador, muito mais agressivo no estilo e na técnica do que Cushing. Foi o primeiro a mostrar que os neurinomas do acústico podiam ser completamente removidos. Dedicou grande esforço ao tratamento da hidrocefalia, tendo introduzido a técnica de remover o plexo coróide para reduzir a produção de LCR.

Esteve entre os primeiros a abordar aneurismas cerebrais, usando ligaduras ou clipes de metal. Sua monografia sobre o terceiro ventrículo e sua anatomia permanece como padrão até hoje, com ilustrações que estão entre as melhores até hoje produzidas. Dandy também foi pioneiro nos avanços das operações para a doença da neuralgia do glossofaríngeo e de Ménière, publicou os estudos que mostram a participação de discos projetando-se na dor ciática.