domingo, 3 de agosto de 2008

PIONEIRO DA ARTE NEUROCIRÚRGICA


Sir Victor Alexander Haden Horsley (1857-1916) foi um cirurgião inglês Geral modal contribuiu significativamente para o Desenvolvimento da neurocirurgia. Enquanto estudante de medicina na University College, em Londres, Horsley desenvolveu um interesse não funcionamento do Sistema nervoso. Embora ainda na escola médica, Horsley assistiu Bastian com o texto The Brain as an Organ of the Mind, e uma palestra ilustrada pelo neurologista Sir William Gowers sobre os nervos espinhais e suas relações com uma Coluna vertebral.
Depois de terminar sua graduação, com uma Medalha de Ouro em Cirurgia, Horsley foi trabalhar no University College Hospital e Nacional Hospital, Queen Square. Também foi nomeado professor assistente de Patologia não University College e tornou-se superintendente da Instituição Brown, e então Horsley lançou as bases para uma sua carreira em neurocirurgia. O trabalho pioneiro de Horsley não teria sido possível sem as Descobertas da Anestesia (1846), dos princípios antissépticos (1865), e a localização cerebral, que correspondeu à anatomia da função cerebral. Horsley iniciou seus estudos experimentais com o encéfalo no início dos anos 1880, no auge das controvérsias relativas à localização cerebral.

Trabalhou com Sharpey-Schäfer no uso da estimulação farádica para analisar e localizar as funções motoras cerebrais no córtex cerebral, na cápsula interna e medula espinhal de primatas. Em estudos com Gotch (1891), utilizando um galvanômetro de Corda, demonstrou que as correntes Elétricas originavam-se no encéfalo.

Esses estudos experimentais demonstraram a Horsley que a localização era época possível e que as cirurgias no encéfalo podiam ser conduzidas com segurança pela utilização de técnicas adaptadas da cirurgia Geral. Em 1886, Horsley realizou 10 cirurgias para remover tumores cerebrais, e foi nomeado Fellow da Royal Society, na vaga de Lister. Em 1887, trabalhando com Sir William Gowers, Horsley realizou uma laminectomia em um paciente de Gowers, o Capitão Golby, oficial das forças armadas de 45 anos de idade. Golby estava progressivamente perdendo a função das pernas, devido a um tumor na medula espinhal. Gowers localizou o tumor pelo Exame clínico e sugeriu a Horsley a região a ser operada; o tumor um "fibromixoma" Benigno da quarta raiz Torácica, foi removido com sucesso.

Horsley deu várias contribuições a Neurocirurgia , incluindo o uso da cera de abelha para interromper o sangramento ósseo. Realizou uma das mais antigas cirurgias para craniossinostose e alívio da hipertensão intracraniana. Para pacientes com tumores inoperáveis desenvolveu a craniectomia descompressiva. Também desenvolveu a técnica da secção da raiz posterior do nervo trigêmeo para alívio da dor, configurando-se no tratamento efetivo mais precoce para neuralgia do trigeminal e foi o primeiro a expor a hipófise e um dos primeiros a tentar retirar um tumor da glândula pinea.
Usando dons técnicos, ajudou Clarke a projetar a Primeira unidade estereotáxica útil para cirurgia cerebral. O arco estereotáxico de Horsley-Clarke inspirou todos os projetos subseqüentes. O Neurocirurgião americano Harvey W. Cushing viajou para Londres em 1900, e escreveu sobre suas reuniões com Horsley. Para Cushing, Horsley nasceu para levar uma vida frenética.

Horsley sempre conseguiu combinar uma grande prática com a investigação em curso. A maior parte de prática foi dedicada ao tratamento de distúrbios nervosos, enquanto seus interesses de investigação leigos eram em neurofisiologia e cirurgia neurológica. Sua ampla curiosidade científica o levou a estudar woodpeckers, patos e tatus em busca de pistas anatômicas que contribuíssem na cirurgia em humanos. Ao Longo de sua carreira, Horsley foi controverso. Um de seus antigos professores lhe chamou de um amador, e um colega referiu-se a ele com um um hormônio intelectual. Durante uma Primeira Guerra Mundial, foi enviado à Horsley mesopotâmia par auxiliar o Desenvolvimento de procedimentos higiênicos em um posto Avançado não Deserto. Ironicamente, morreu em 2 dias, após contrair uma grave febre do Deserto.