sábado, 2 de agosto de 2008

O PAI DA NEUROCIRURGIA MODERNA


Harvey William Cushing, médico e neurocirurgião norte-americano, nasceu em Cleveland, Ohio, em 8 de abril de 1869. Cushing estudou medicina na Escola Médica de Harvard , se formando em 1895. Ele estudou cirurgia sob a direção de outro cirurgião famoso, William Stewart Halstead, no Johns Hopkins Hospital, em Baltimore, Maryland. Durante dez anos trabalhou como cirurgião neste hospital, e posteriormente foi cirurgião-chefe do Peter Bent Brigham Hospital em Boston e professor de cirurgia no Escola Médica de Harvard. De 1933, até sua morte, ele trabalhou na Universidade de Yale.


Começando em 1905, o Dr. Cushing começou a desenvolver muitas das técnicas cirúrgicas básicas para operar o cérebro e estabeleceu, desse modo, a neurocirurgia como uma disciplina cirúrgica nova e autônoma. Ele melhorou consideravemente a sobrevivência dos pacientes depois de difíceis operações de tumores intracraniais, uma área na qual ele se tornou um dos maiores líderes científicos de todos os tempos. Ele também foi o primeiro a usar radiografias para diagnosticar tumores de cérebro e a estimular eletricamente o córtex sensorial de um ser humano. Cushing estabeleceu uma reputação internacional como professor de neurocirurgiões, com muitos seguidores e estudantes, muitos dos quais também ficaram mundialmente famosos.

Em sua honra, foi formada uma das primeiras associações médicas em neurocirurgia (a Harvey Cushing Societey, depois absorvida pela Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos).
O nome dele também foi imortalizado na história de medicina, pela sua descoberta, em 1912, da doença de Cushing, uma síndrome endocrinológica causada pelo mau funcionamento da glândula hipófise. Esta descoberta foi descrita em detalhes em "The Pituitary Body and Its Disorders". Cushing escreveu extensivamente, e recebeu o Prêmio Pulitzer de 1926, pela sua respeitada biografia de Sir William Osler, um do "pais" de medicina moderno.

Por tudo isso, ele é considerado o maior neurocirurgião do século XX. Ele morreu em 1939, em New Haven, Connecticut.